quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

América do Sul

PERU

Sempre tive vontade de conhecer Machu Picchu no Peru e uma tia minha também. Então, ela me convidou para irmos juntas. Havia viajado com essa tia apenas uma vez e há muito, muito tempo atrás..
Para ir a esse sítio arqueológico dos Incas é preciso ir a Cusco e ali ficar hospedado. A cidade de Cusco está a uma altitude de 3.400 metros e, por isso, ao chegar lá, muita gente sente a diferença. Então, o hotel ofereceu para nós chá de Coca para ajudar. Eu, particularmente, não senti nada talvez por já ter subido a altitudes elevadas, mas resolvi provar o chá que é diferente. Muitos pensam que a Coca é uma droga, mas não é. O que é droga é a cocaína, a coca sintetizada. No Peru é comum ver a planta e seu chá que não causa mal algum, pelo contrário, ajuda, como já disse, na adequação do corpo à altitude.
Cusco é uma cidade histórica com uma forte história. No centro, há a praça central com igreja e lojas onde é possível comprar roupas de lã ou de alpaca (tecido feito do pelo da lhama).
O país é bem católico e lá, como em todas cultura hispânica, o Dia de Reis (6/1) é mais importante do que o próprio natal e então, nas ruas há, nesse dia, um grande festejo aos três Reis Magos.
De Cusco à Machu Picchu é preciso pegar  um trem e depois um ônibus para subir a montanha, mas dá medo olhar para baixo nos grandes desfiladeiros.
Já na antiga cidade Inca temos que andar muito, há subidas e descidas, porém com muita história dessa civilização que é contada pelo guia turístico. Na verdade, é uma cidade construída pelos Incas e tudo então tinha uma utilização. Como é um lugar bem no meio das montanhas, é muito bonito.
Os peruanos costumam comer muitas coisas derivadas do milho e sua música tem muito da flauta peruana. Uma das músicas mais famosas de lá é El condor pasa, composta na língua local, quíchua.
No caminho, ou mesmo em Machu Picchu, é possível ver as lhamas, grande símbolo daquele país.
Em Cusco também é possível ver outro símbolo peruano, a cholas peruanas, mulheres que andam em trajes típicos e com quem se pode tirar fotos nas ruas.
A capital peruana, Lima, é uma cidade que vale a pena visitar. No baico de Miraflores há um grande parque na orla onde é possível caminhar enquanto de observa a bela paisagem e o mar abaixo dos penhascos.
A água do Oceano Pacífico é gelada, a areai das praias é dura e escura e há lugares onde não há areia, e sim, pequenas padras como pedregulhos.
Em Miraflores há um shopping aberto onde é possível comer olhando a paisagem do mar.
O centro de Lima também possui história e, claro, muita influência espanhola.
O povo peruano é muito simples e simpático.

Cholas e eu



Catedral de Cusco

Trem para Machu Picchu


A planta da Coca (em Machu Picchu)

Mais MC


Lima


Shopping em Miraflores (Lima)

Oceano Pacífico


Parque na Orla de Lima


ARGENTINA

Buenos aires é uma cidade com uma arquitetura muito próxima à arquitetura de Madri. Não há favelas como temos no Brasil. Há dois aeroportos e o Ezeiza é bem longe do centro da cidade.
É no centro que se pode ver o obelisco e andar à pé de dia ou de noite, além claro, de encontrar muitas casas de tango.
Para lá fui com uma amiga, fomos a um show internacional e deu para observar que o povo argentino é bem organizado, possui um estilo mais reservado como britânicos e germânicos.

Obelisco em Buenos Aires



Arquitetura Madrilena




CHILE

Santiago é muito bonita por ser cercada pelos Andes. Uma cidade bonita, porém, no centro da cidade há belas praças que contrastam com casas velhas que parecem mais cortiços com roupas penduradas na frente delas. O metrô da capital chilena é impecável e muito bonito. Também no centro há um certo perigo de se andar à pé à noite.
O povo chileno é muito simpático, organizado, porém eu e minha amiga vimos uma certa falta de educação em outro show internacional que fomos com pessoas empurrando enquanto esperavam para ver o show na pista em frente ao palco.

De Santiago é possível pegar um ônibus e logo chegar a Viña Del Mar onde há praia.

Universidad Del Chile - em Santiago


Os Andes ao redor de Santiago

Metrô chileno com artes plásticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário